Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

10 Ferramentas Fundamentais essenciais na Marcenaria

Escolher as ferramentas ideais para o seu trabalho melhora o seu desempenho, diminui o tempo desperdiçado e facilita a execução do processo necessário. É fundamental saber escolher as ferramentas para marcenaria, tanto na hora de montar uma pequena oficina em casa ou montar um negócio maior, para prestar serviços.

É muito importante criar uma boa estrutura material para oferecer um trabalho de qualidade, com acabamentos precisos e mais agilidade. Não ter a ferramenta correta, ou não saber como usá-la, pode atrapalhar ainda mais quando o trabalho está sendo feito por encomenda, por exemplo.

Para te ajudar na escolha, nós listamos as 10 principais ferramentas que você precisa ter.

1- Plaina

As plainas servem para alinhar principalmente as laterais das tábuas, fazer chanfros retos ou redondos e remover as marcas de corte do serrote. É possível encontrar diversos tipos de plaina no mercado que atendem a todos os gostos e bolsos, basta escolher a que mais se adéqua à sua necessidade.

No mercado, é possível encontrar ainda a plaina elétrica, a manual e a lixadeira de cinta, sendo que todas servem para o mesmo fim. No entanto, a lixadeira ainda oferece mais praticidade na hora de manusear do que a plaina elétrica.

2 – Serra Manual e Serra Circular de Bancada

A serra é uma das ferramentas mais comuns no cotidiano de um marceneiro. Serras variadas nunca são demais. Com tamanhos e dentições diferentes, elas têm funções variadas, e fazem diferentes cortes.

Para quem pretende montar uma marcenaria, a serra circular de bancada é uma ótima opção, pois, permite executar cortes com grande precisão através de diversas operações, além de proporcionar um excelente acabamento.

3 – Ferramentas para Acabamento

Lixas manuais ou Lixadeiras elétricas, auxiliam no acabamento e poupam bastante tempo na execução, principalmente quando se tem muitas encomendas. Já o compressor, e a pistola darão ao móvel um excelente acabamento. Adquirir pincéis de boa qualidade e alguns rolos de pintura já será suficiente.

4 – Trenas e Réguas

As trenas e as réguas auxiliam no preparo do trabalho, assim como na fabricação de cada peça. As trenas menores possuem a vantagem de serem transportadas com mais facilidade, pois são mais leves. Já as réguas, são sempre importantes em qualquer lugar que tenha algo que precise ser medido, principalmente em uma marcenaria. As réguas de aço são recomendadas pelos profissionais pois elas são mais precisas do que as de outros materiais, inclusive as de ferro, que amassam com facilidade, às vezes até em uma simples queda.

5 – Esquadros

Os esquadros ajudam muito para desenhar um corte perfeito na madeira é necessário ter um bom esquadro. Quanto mais preciso for o desenho, mais fácil será conseguir o ângulo correto. Ele é imprescindível também na hora de montar os móveis, com o objetivo de garantir o bom alinhamento das partes montadas.

6 – Ferramentas de Nivelamento

Essencial em uma marcenaria, o nível auxilia na hora de testar a instalação da madeira. Ele aponta se ela está no nível certo, ou se precisa ser aparada para acabar com o desnível. Quando este problema é identificado a tempo, pode-se corrigi-lo completamente, mas, quando não visto, pode trazer sérios problemas, principalmente após a instalação de um móvel.

7 – Ferramentas de Desenho

O Riscador é a ferramenta mais utilizada para fazer marcações em peças de madeira. Marcações feitas com lápis ou caneta, dependendo da cor da peça, a marcação pode não ficar visível, por isso, os riscadores são melhores para esta função.

Eles são excelentes também para ações que exigem furos. É muito melhor fazer uma sequência alinhada de furos sobre a linha de um riscador do que de uma caneta ou lápis.

8 – Ferramentas de Auxílio

Os grampos servem para segurar as peças no lugar onde precisam ser coladas. Este processo faz com que o serviço seja executado com muito mais facilidade e de forma correta.

Os especialistas no assunto recomendam que é ideal ter pelo menos 3 formões. Sendo um de 6mm, outro de 12mm e o último de 18mm. Os formões são essenciais na hora de encaixar peças. Mas, veja bem: eles precisam ser de qualidade para que o encaixe seja feito com precisão.

9 – Ferramenta de Entalhe

O malho de madeira é o item que te ajudará na hora de fazer entalhe com formão. A razão para ser de madeira é que desta forma, ele não estragará o cabo da outra peça. Ele serve também para outras funções, como por exemplo, ajudar no encaixe de peças muito apertadas.

10 – Martelos

O Martelo é uma ferramenta básica também essencial no trabalho do marceneiro. O Martelo de Borracha, auxilia na montagem de peças mais delicadas, com acabamento refinado que não podem ser marcadas nem sofrer danos. Já o Martelo comum, conhecido como carpinteiro, auxiliam na montagem e no encaixe de peças, e também na confecção das peças.

Todas as ferramentas, você encontra em nosso site: piatatem.com.br ou em nossa loja física, na Avenida Octávio Mangabeira, 1-66, Bauru – SP.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.