Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

5 coisas que você nunca imaginou fazer com um aerógrafo

Como o próprio nome já diz, o aerógrafo (aero = ar/grafo = escrita) é uma espécie de “caneta de ar”, um instrumento que utiliza uma fonte de ar comprimido para expelir líquidos em alta velocidade e pressão, o que permite trabalhos em tinta com a mesma facilidade de uma lata de spray e com o mesmo nível de detalhamento de um pincel. Abaixo apenas algumas das coisas que o aerógrafo pode fazer para tornar o seu trabalho muito mais fácil e bonito.

Confeitar bolo

Quem trabalha com a venda de bolos sabe como, muitas vezes, confeitar pode dar muito mais trabalho do que realmente fazer o bolo. E, num mercado cada vez mais competitivo, o seu produto não pode apenas ser o mais gostoso, mas também tem que ser muito mais bonito do que o de seus concorrentes. E é justamente nesse ponto que um aerógrafo pode fazer toda a diferença. Utilizando o equipamento certo e tinta decoradora comestível, é possível não apenas dar uma cor diferente para seus bolos, mas também fazer até mesmo efeitos de sombra e delineamento em questão de segundos. Com bem pouca prática, é possível tornar qualquer bolo simples numa sobremesa digna dos mais finos casamentos.

Maquiagem/bronzeamento artificial

E não só para deixar seus doces mais bonitos serve o aerógrafo: ele também pode ser usado para deixar você mesma (o) mais bonita (o)! O nível de detalhamento que o equipamento garante é tão grande que é possível até mesmo trocar todo o kit de maquiagem pelo equipamento. Ao invés de perder tempo com os diferentes tipos de pincéis aplicadores, o aerógrafo permite fazer uma maquiagem completa em coisa de segundos, cobrindo todas as imperfeições do rosto com facilidade e praticidade, deixando o visual muito mais natural do que até mesmo os melhores maquiadores conseguiriram.

Além da maquiagem, o aerógrafo também pode te ajudar o conseguir o “visual verão” que você sempre quis. A ferramenta pode ser usada para sessões de bronzeamento artificial que duram apenas poucos minutos, bem mais rápidas e que estragam bem menos a pele do que ficar horas presa(o) numa câmara com lâmpadas UV.

Risco de carro

Quem tem carro sabe que é difícil manter a pintura do veículo em condições perfeitas. Sair em vagas de estacionamento apertadas, crianças brincando, animais, tudo isso pode acabar ocasionando aqueles pequenos riscos superficiais na pintura do veículo que, ao mesmo tempo que o deixam com aparência de mal-cuidado, muitas vezes não compensam uma ida ao funileiro, já que a repintura costuma ser muito cara. Para esses casos, o aerógrafo é a ferramenta perfeita, já que permite cobrir esses riscos e deixar a pintura como nova em segundos! E não precisa ser nenhum profissional da pintura não; é tão fácil manusear um aerógrafo que mesmo alguém sem muita prática consegue cobrir riscos na pintura com perfeição.

Artesanato

O aerógrafo também pode ser a ferramenta ideal para quem ganha dinheiro vendendo a própria arte. Como o aparelho permite uma pintura rápida com grande nível de detalhes, é perfeito para quem trabalha com artesanato, seja profissionalmente ou apenas por hobby, pois facilita e muito o trabalho na hora de se pintar uma peça e dar a ela aquela vivacidade que só a verdadeira arte possui.

Modelismo

Assim como no artesanato, o aerógrafo também é uma ferramenta perfeita para quem mexe com modelismo. Sejam carros, trens, aviões, motocicletas ou qualquer outro tipo de modelo, o aerógrafo permite uma rápida pintura com nível de detalhamento incrível, o que garante a qualquer colecionador os melhores modelos possíveis.

Mas como funciona um aerógrafo?

Criado em 1876, o aerógrafo é uma ferramenta que permite realizar pinturas de maneira rápida com a utilização de tinta e ar comprimido (mais ou menos como uma lata de spray) mas com “manuseio fino”, o que permite um maior detalhamento do trabalho final. Esse detalhamento no trabalho é permitido principalmente pelo sistema de gatilho do aparelho, que permite regular não apenas a quantidade de ar que sai do aparelho – definindo assim a precisão do traço – como também regular a quantidade de tinta utilizada pelo jato, permitindo criar efeitos de sombreamento com a mesma facilidade que alguém utilizando um pincel, mas com muito mais agilidade.

O que preciso para usar um aerógrafo?

Primeiro, um bom aerógrafo é essencial. E a Piatã possui o kit perfeito tanto para quem é iniciante quanto para quem já possui uma certa habilidade com a ferramenta. O kit possui um aerógrafo com gatilho de dupla ação (que permite controlar a passagem do ar e a quantidade de tinta), bicos e agulhas de diferentes espessuras para os mais variados trabalhos, mangueira trançada para ligar o aparelho ao compressor de ar, além de um estojo acrílico para guardar não só o aerógrafo como também os bicos e agulhas, facilitando o transporte do equipamento para qualquer ambiente.

123123

Além disso, o kit também acompanha o compressor de ar da Wimpel, marca líder no Brasil em soluções para pintura. Equipamento bivolt (funciona tanto em 110v quanto em 220v), com potência de 1/6HP e vazão de ar de até 23 litros, o compressor é o equipamento perfeito tanto para uso profissional quanto para hobby. Além de tudo isso, é importante falar que esse compressor já possui um regulador acoplado, o que pode salvar a vida de seu equipamento. Isso porque cada aparelho aerógrafo costuma trabalhar numa faixa de pressão específica (normalmente entre 15 e 45 libras) e, assim como soltar o ar numa pressão menor não fará com que o aparelho funcione, uma pressão maior do que a máxima pode acabar danificando o aparelho – o que torna o regulador um periférico obrigatório em qualquer compressor de ar utilizado. Além disso, o compressor desse kit pesa pouco mais de 3,5 kg (o que facilita o transporte) e possui um ruído de apenas 50dB – baixíssimo para um equipamento do tipo. Para se ter uma ideia, esse equipamento é bem mais silencioso do que um aspirador de pó (que possui ruído de 70dB), o que o torna utilizável em qualquer horário até mesmo em ambientes que não possuam bom isolamento acústico, como um apartamento. Para saber mais sobre o kit, é só clicar aqui.

Além disso, é sempre necessário utilizar os equipamentos de segurança adequados para qualquer tipo de trabalho que se for efetuar. No caso do aerógrafo, é importante o uso de luvas e óculos de proteção para qualquer tipo de atividade já que, mesmo com toda a precisão que possui, o trabalho com aerógrafo sempre acaba respingando tinta – principalmente na mão que fica em contato direto com o produto – e o uso não só de luvas como de óculos especial é importantíssimo, já que algumas dessas tintas possuem elementos químicos que, caso caiam no olho, podem levar à cegueira. A Piatã também possui toda uma linha de produtos de segurança para todos os tipos de trabalho. Para ver nossa linha de segurança, é só clicar aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.