Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Tudo o que você sempre quis saber sobre cadeados e tinha vergonha de perguntar

Todo mundo já precisou usar um cadeado alguma vez na vida. Seja para trancar uma porta, uma caixa de ferramentas ou um diário, o cadeado é um sistema de segurança simples mas que pode facilitar nossa vidas de diversas maneiras. Mas você sabe exatamente como escolher um cadeado?

Do que é composto o cadeado?

O cadeado é composto de 8 partes distintas, como mostra a imagem abaixo:

  • Gancho: parte externa do cadeado, é a “tranca” dele, já que é a parte usada para se prender ou trancar o objeto que será assegurado;
  • Corpo: A parte externa do cadeado, que irá proteger os mecanismos internos da tranca de batidas, pancadas e outras influências externas;
  • Chave: o que você irá usar para abrir o cadeado;
  • Pino segredo e contrapino: as partes que irão definir se o cadeado está trancado ou aberto;
  • Mola segredo: mola que segura o pino-segredo e responsável por evitar que qualquer chave abra o cadeado;
  • Lingueta: a verdadeira trava do cadeado, já que é ela que segura ou libera o gancho;
  • Cilindro: peça giratória onde se é enfiada a chave, responsável pela liberação da lingueta

A qualidade de cada cadeado também está diretamente relacionada ao material do qual é feito. Eles podem ser feitos de vários tipos de metais, como latão, alumínio e até aço. Quanto mais resistente o metal de sua fabricação, mais resistente a arrombamentos será o cadeado. Além disso, cada cadeado possui também uma classificação de tamanho, marcado como CR XX, onde XX é o tamanho do corpo do produto. Por exemplo: um cadeado CR 25 possui um corpo com 25mm (2,5cm) de comprimento, enquanto um CR 70 tem um corpo de 70mm (7cm). Essa marcação estará não apenas na embalagem, mas tem grafado no próprio corpo do cadeado, facilitando assim a compra de um igual no caso de defeito. Assim como o material de fabricação, o tamanho do corpo do cadeado também influência diretamente na segurança: quanto maior ele for, mais difícil de arrombar será. Além disso, é importante saber pra que serve aquele furinho ao lado da fechadura, algo que já explicamos aqui nesse post.

Como funciona um cadeado?

Existem dois tipos de cadeados que você pode encontrar em qualquer lugar: os de chave e os de código. Ambos funcionam do mesmo modo: uma série de pinos que precisam estar numa determinada posição para que a fechadura se abra.




Como é possível ver no vídeo, o interior de um cadeado é formado por vários pinos de metal presos por uma mola dentro de um cilindro. Para liberar a trava dos cadeados, cada um desses pinos precisa estar na altura certa dentro do cilindro – e é essa altura que chamamos de “segredo” do cadeado. É por isso que toda chave possui uma parte toda irregular e “serrilhada”: são essas ranhuras no metal que, ao serem inseridas na fechadura, fazem com que os pinos de metal de dentro do cadeado sejam empurrados para a altura correta, liberando assim a trava e permitindo a abertura. O sistema funciona do mesmo jeito em cadeados com senha, só que ao invés de uma chave é a rotação dos números no cadeado que faz com que as partes internas dele se movimentem até todas estarem na altura correta.

É por causa disso que uma mesma chave não costuma abrir mais do que um cadeado: cada um possui um segredo diferente, o que impede que qualquer chave o abra, garantindo maior segurança. Mas, algumas vezes, ter vários cadeados que necessitam de chaves diferentes pode ser um complicador. É para isso que existem os cadeados mesmo segredo.

Uma chave para todos destrancar

Um kit de cadeados mesmo segredo é exatamente aquilo que o nome indica: uma série de cadeados que possuem o mesmo segredo, ou seja, podem ser abertos com a mesma chave. Enquanto, a primeira vista, isso pode parecer um problema de segurança, na verdade pode ser um facilitador para vários casos:

  • Condomínios: sabemos que vários lugares de um condomínio precisam ficar trancados, seja por conta de perigo (como a área das piscinas) ou mesmo por serem setores onde a entrada de moradores é proibida. Mas utilizar cadeados comuns pode ser um empecilho, criando um molho imenso de chaves que podem acabar atrapalhando numa ocasião de emergência. Nesses casos o cadeado de mesmo segredo é a melhor solução: com apenas uma única chave é possível abrir qualquer área trancada, facilitando a manutenção e agilizando os processos numa emergência.
  • Comércios: nós sabemos que pontos comerciais costumam necessitar de muitos cadeados: são várias portas, caixas e gavetas que podem precisar da proteção extra de um cadeado. E que, normalmente, são acessadas sempre por algumas poucas pessoas (o dono ou um funcionário de confiança). Um cadeado de mesmo segredo também pode ajudar bastante nesse caso: ao invés de fazer várias cópias de várias chaves, seria necessário fazer cópias de apenas uma única chave e distribuir entre as pessoas responsáveis.
  • Indústrias: assim como em comércios, o setor industrial também costuma utilizar cadeados para os mais variados motivos – principalmente no setor de estoque – que só são abertos por alguns funcionários de confiança. Utilizar cadeados de mesmo segredo para essa área não só facilita o trabalho como pode até aumentar a produtividade da empresa, já que o tempo que o funcionário leva procurando a chave correta no chaveiro não existirá mais.
  • Postos de gasolina: donos de posto de gasolina costumam utilizar cadeados no painel de cada uma das bombas, para evitar que qualquer pessoa possa ir lá e, num momento de distração dos funcionários, mudar o preço do litro do combustível. Utilizando cadeados de mesmo segredo, é possível abrir qualquer bomba utilizando apenas uma chave, facilitando o trabalho toda vez que houver uma mudança no preço.
  • Residências: quem tem crianças em casa fica sempre com receio de que elas possam acabar brincando com algo que não deveriam, como por exemplo uma garrafa de água sanitária. Os cadeados de mesmo segredo podem te ajudar nessa missão. É só você trancar tudo que possa ser perigoso para as crianças (armário de remédios, produtos de limpeza, caixa de ferramentas), assim só você poderá ter acesso a eles – e sem precisar ficar carregando um molho de chaves no bolso – diminuindo a chance de acidentes domésticos.

Vale alertar também que, ao contrário do comum, os cadeados mesmo segredo são vendidos com apenas uma chave. Independente de qual seja a melhor solução para o seu problema, a Piatã possui toda uma linha de cadeados para suprir suas necessidades.

2 Comentários

Leave a Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.