Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

8 de março – Dia Internacional da Mulheres

Comemorado desde o início do século 20 em datas distintas, o dia 8 de março foi oficialmente escolhido pela ONU como o Dia Internacional da Mulher em 1975. A data foi definida levando em conta diversos acontecimentos históricos, que foram marcados por protestos, em favor dos direitos das mulheres.

Entendendo a importância desta data, decidimos homenagear todas as mulheres presentes em nossas vidas e em nosso dia a dia, através da história inspiradora de profissionais que nos mostram todos os dias, que ser é mulher é ser tudo o que ela quiser.

Mulheres como a Eloísa Roque, proprietária da Cabrera borracharia há 22 anos, está 14 anos trabalhando como borracheira. Fizemos uma visita à Eloísa e ela nos contou um pouco de como é sua experiência no dia a dia. Ela nos relatou que diversas vezes notou o preconceito de algumas pessoas, pelo fato de ser mulher e estar em um ambiente antes considerado masculino.

Apesar dos julgamentos e de algumas situações desagradáveis que enfrentou ao longo desses anos, a Eloísa disse que é muito feliz com sua profissão e que se sente muito acolhida pelos vizinhos, pelas pessoas do bairro e dos bairros próximos, das cidades próximas, pois felizmente muita gente apoia seu trabalho e faz questão de voltar sempre que preciso, pois reconhecem o bom trabalho que será feito.

Nós conhecemos também a Marina Minguili, estudante de Engenharia Mecânica e integrante da Equipe PAC Baja, projeto de extensão da Unesp de Bauru que projeta e constrói, todos os anos, praticamente do zero um protótipo de mini baja, que compete em nível nacional e regional. A Marina foi escolhida para pilotar o carro desenvolvido em 2019/2020, o T-ONE, durante a próxima competição, que começa no próximo dia 11.

Durante nossa conversa com a Marina e com outras meninas da equipe, estudantes de Engenharia Elétrica e de também de Produção, elas falaram sobre o apoio que recebem no ambiente onde estão desenvolvendo seus projetos e dos colegas de equipe, ressaltando que apesar de em alguns momentos sentirem um certo preconceito institucionalizado na nossa sociedade, que muitas vezes questiona as profissões que elas escolheram, elas estão muito motivadas a continuar e orgulhosas por terem pela primeira vez, uma mulher pilotando o carro e representando toda a equipe.

Nós tivemos a oportunidade de visitar a Jossimara Medeiros, que é motorista de caminhão na Braspress aqui em Bauru, que há alguns anos, tem uma política de contratar prioritariamente mulheres. A Jossimara já trabalhou como motorista de ônibus antes e ela nos contou algumas de suas boas experiências tanto dirigindo caminhões, quanto os ônibus e disse que apesar de algumas pessoas ainda ficarem surpresas com o fato de ser uma mulher, ela sempre se sente bem recebida e nunca sofreu nenhum preconceito ou sentiu alguma limitação para executar suas atividades no trabalho.

Trabalhar em ambientes historicamente ocupados por homens, pode ser muito complicado em algumas situações, mas esses exemplos nos mostram que as mulheres podem fazer tudo aquilo à que se propõem a fazer.
Neste dia tão importante e significativo, gostaríamos de parabenizar a todas as mulheres, mães, avós, filhas, irmãs, esposas, namoradas, amigas, companheiras, cada uma com seu desafio para vencer. Mulheres que, com toda força em seus olhares e toda coragem em seus corações, não deixam de lutar. Obrigado por nunca desistirem. Feliz dia das Mulheres!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.